O incrível mundo das invertidas!

Atualizado: 9 de mar. de 2021




É lindo de se ver alguém realizando posturas de cabeça pra baixo. E além de bonito, é curioso, não é? Por isso, vamos explicar alguns dos benefícios dessas posturas, e os motivos de amarmos tanto as famosas invertidas.


Invertida é a denominação para posturas (ásanas) em que o coração fica acima no nível da cabeça, transformando neste momento o funcionamento de todo o nosso corpo. E para melhor!

Quando invertemos, há melhora da circulação sanguínea e linfática, melhora dos movimentos, posicionamento e funcionamento dos órgãos e glândulas, há fortalecimento dos músculos, tendões e ligamentos exigidos em cada postura, aumento da flexibilidade muscular e mobilidade articular, alívio de dores, descompressão da coluna lombar, melhora do aspecto da pele do rosto e cabelos, pelo aumento da vascularização na região da cabeça, nutrindo melhor cada célula ali existente, entre muitos outros.

Além dos benefícios no corpo físico, há uma grande transformação das funções mentais, entre elas, a melhora da concentração e memorização, fortalecimento da autoconfiança e autoestima, aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga intelectual, liberação de neurotransmissores como endorfinas e serotonina, que nos causam sensação de bem estar, melhora do sono, alegria, auto realização, entre outros, prevenindo nosso corpo físico e mental de muitas doenças e estimulando nossa imunidade.

Claro que esses benefícios só são adquiridos se as posturas são realizadas corretamente, com acompanhamento de um instrutor com experiência, e com os cuidados necessários para cada indivíduo.


Há contra indicações?

Sim, porém são relativas. O ideal é fazer uma avaliação de cada indivíduo para saber quais invertidas podem ser realizadas em cada caso. Devemos evitar as invertidas em momentos de dores de cabeça, dor ou desgaste grave ou compressão grave de vértebras e discos intervertebrais da coluna cervical, gestação (exceto se já praticava com facilidade anteriormente e se a gestação estiver saudável), hipertensão descontrolada, hipotensão (pressão baixa), crise de labirintite. Em caso de dor ou desconforto, dê uma pausa e pratique em um outro momento.


As invertidas são muito realizadas em práticas de yoga, e com o advento da Acroyoga, temos ainda mais possibilidades de movimentos. Os benefícios das invertidas da AcroYoga são os mesmos! Mas acrescentado ainda mais equilíbrio e autoconfiança, pois a postura em duas ou mais pessoas, pode exigir mais concentração, desafiando todas as nossas habilidades.



Sempre devemos respeitar nosso corpo e nossa mente, nossas habilidades e nossos limites, vivenciando qualquer prática com compaixão e amor próprio. Isso é que vai fazer a diferença na nossa saúde, por dentro e por fora!


Por Morgana Resende - em 31/05/2020.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo