Atividade Física em Casal

Atualizado: 9 de mar. de 2021



A atividade física, por si só, já tem inúmeros benefícios para nossa saúde física, mental e emocional. Isso, todos já sabem. Mas, nesta semana dos namorados, vamos falar dos benefícios de praticar uma atividade física junto com o seu amor!


Maior liberação de endorfina, serotonina e ocitocina


A endorfina é um hormônio natural do nosso corpo, que quando liberado, produz sensação de bem-estar, alegria, analgesia (redução de dores), conforto,disposição, entre outros. Ela é produzida e excretada no nosso organismo principalmente quando realizamos atividade física. Imagina o casal realizando atividade física juntos, ambos vão ter esses benefícios, levando pra vida a dois mais alegria, conforto, bom humor, etc.


A serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”, é um neurotransmissor muito importante para o corpo inteiro, regulando muitas funções. As principais são: humor, fome, libido, sono, temperatura corporal, agressividade, ansiedade, dentre outros. Ela é secretada pelos intestinos e pelo cérebro quando realizamos atividades que sentimos prazer! Outras formas de aumentar a produção de serotonina é consumindo alimentos ricos em triptofano (banana, vinho tinto, chocolate, castanhas, etc) e praticar exercícios físicos com regularidade. Se os dois parceiros têm uma boa concentração de serotonina no organismo, o relacionamento é mais divertido, feliz, tranquilo, e com ótima saúde sexual.


A ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, é produzida no organismo com toques e abraços afetivos com pessoas que gostamos. Então, também é liberada quando realizamos exercícios com nosso parceiro, principalmente atividades que hajam bastante contato.. E este hormônio no corpo do casal, conforme indicam estudos, faz com que o casamento ou o namoro durem mais tempo.


Incentivo

É muito bom quando temos alguém para nos chamar para uma atividade física, e não deixar a gente desmotivar ou desistir! Imaginem, quando se trata de uma pessoa que amamos! Esta motivação é muito maior, porque além de fazer bem a saúde, teremos a companhia do nosso parceiro para treinar, conversar, alegrar…..


Mais tempo juntos

Com a correria do mundo atual, há casais que não conseguem passar muito tempo juntos. E para alguns, o tempo que passam juntos ainda é usado para trabalhar ou realizar tarefas estressantes. Então, praticar uma atividade física que ambos se identifiquem, é um grande aliado para manter o contato de ambos.


Mais saúde para os dois

Os exercícios trazem muitas vantagens para as pessoas, isso todos já sabem. Muitos de nós, conhecemos muitos casais que não encontram um equilíbrio neste aspecto, ou seja, apenas um deles cuida do seu corpo e da sua saúde, enquanto o outro tem outros focos. Isso pode, em alguns casos, gerar desconforto para o casal. Mas quando os dois treinam juntos, ambos têm os benefícios e conseguem trazer mais entendimento e equilíbrio nesta área.


Mais respeito e troca

Quando o casal treina junto, um pode ver as dificuldades, limites e habilidades do outro, e passa a entender mais o corpo do parceiro, e consequentemente, julga menos e admira mais. Durante o treino, um pode sentir a vontade de ajudar o outro, e nesta onda de respeito mútuo, o amor e admiração podem crescer.


Diversão em conjunto

Se o casal opta por uma atividade que ambos gostam, a alegria e descontração são garantidas, e a realização, tanto no exercícios, quanto dentro do relacionamento, é muito maior.


A AcroYoga é uma prática muito realizada por casais. Ela é muito eficaz na questão do contato, respeito mútuo, diversão, troca, aumento da intimidade, confiança, autoconhecimento e muitos mais. Mas lembre-se: respeito e compaixão sempre, pois cada um tem seu tempo e ritmo para evoluir em qualquer atividade. Quando há compaixão e respeito pelo próximo, seja pelo parceiro ou amigo, tudo dará certo!


Por Morgana Resende - em 07/06/2020.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo