top of page

Diferenças entre o Yoga e a AcroYoga

A Acroyoga surgiu através do Yoga, principalmente por praticantes de Yoga e por dançarinos. Por isso, tem muita semelhança, e ao mesmo tempo, na prática, muitas diferenças. Pode parecer estranho, mas vou explicar:


O Yoga é uma prática física, mental e espiritual, muito complexa, que aborda todos os aspectos do corpo e da mente, através de técnicas corporais (os exercícios - ásanas), técnicas respiratórias, meditativas, de purificação, mantras, estudos de si, e muito mais. É praticada há milênios. Por outro lado, o Acroyoga, que teve origem em 1999, aborda na sua prática as posturas de yoga executada em duplas ou grupos, de maneira acrobática e a massagem tailandesa, que é uma massagem realizada por cima da roupa, sem cremes ou óleos, executada com as mãos, dedos, cotovelos, pés e outras articulações, além de movimentos relaxantes e de alongamentos, com objetivo de restaurar e revigorar o corpo.


A prática em si de Acroyoga não utiliza de técnicas respiratórias específicas, mantras e outras técnicas do Yoga. É mais focada na prática corporal. Mas isso não impede que o instrutor que tem a formação em yoga inserir técnicas do yoga antes do Acroyoga. Cada instrutor prepara suas aulas conforme sua experiência e a necessidade dos seus alunos. Tanto no Yoga quanto no Acroyoga os movimentos podem ser feitos de maneira estática, ou seja, em permanência, ou mais dinâmico, em forma de flows, dependendo da vertente da modalidade.


Qual é a melhor? A que você mais se conecta. Cada um pode experimentar ambas e escolher conforme o seu perfil e estilo de vida.


Um resumo das principais diferenças:

YOGA

ACROYOGA

Posturas individuais

Posturas em duplas ou em grupos

Cada praticante se conecta consigo

Cada praticante precisa se conectar consigo e com todos os outros praticantes

Aquietamento é muito praticado

O aquietamento é menos praticado

Não tem contraindicações, todos podem fazer

Pessoas com algumas limitações ou algumas doenças graves não devem praticar

Nenhum ou pouco contato físico com os demais praticantes

Muito contato físico com os demais praticantes

Mantras, pranayamas, pujas, purificações, mudras, yoganidra é muito praticado juntamente com os Ásanas (movimentos)

Ásanas (movimentos) e Massagem Tailandesa (Thay Massage) são mais praticados

Algumas das filosofias: se conectar com o divino, se conectar consigo mesmo, expandir a consciência, expandir seu ser, respeitar seu corpo (que é seu lar atual), respeitar o mundo, o meio ambiente, as pessoas, união com o Universo.

Algumas das filosofias: se conectar com outras pessoas, se conectar consigo mesmo, respeito consigo e com os outros, expandir seu ser, ajudar as outras pessoas durante e fora da prática, união com o Universo através do contato e partilha com outras pessoas.

Por Morgana Resende - em 17/01/2023



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page